Maio Amarelo: Alerta para os perigos do trânsito

Por Settaport em 06/05/2017

Com o objetivo de conscientizar a população sobre comportamentos de risco no trânsito, durante todo o mês de maio serão realizadas ações em pelos cinco cidades da Baixada Santista. As iniciativas integram o movimento mundial Maio Amarelo. 
 

 

 

 

O movimento, que segue a mesma proposta dos bem-sucedidos Outubro Rosa e Novembro Azul, teve início em 2014 e a cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. 
 

Este trabalho segue ainda preceitos da Década de Ações para a Segurança no Trânsito, criado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e da Semana Mundial de Segurança do Pedestre, que ficou conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela, vítima fatal de acidente de trânsito na África do Sul em 2010, aos 13 anos. 

 

Mortes no trânsito
 

A comparação com a taxa de homicídios é um indicativo da seriedade do problema. Somente em 2016, de acordo com informações da Secretaria Pública, o Estado de São Paulo registrou taxa de 8,1 homicídios a cada 100 mil habitantes. Já os acidentes de trânsito correspondem a 13,2 óbitos por 100 mil habitantes. A estatística nacional aponta 21 mortes a cada 100 mil pessoas, segundo o último DATASUS, de 2014. 
 

E ignorar regras e práticas seguras têm relação direta com acidentes fatais. Conforme dos dados do Infosiga SP, do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito que monitora ocorrências nos 645 municípios do Estado, 94% das mortes são causadas por comportamentos de risco, como excesso de velocidade, não uso do cinto de segurança, celular e bebida ao volante e travessia em locais proibidos.

 

 

Confira a programação especial divulgada pelas prefeituras da região: 

 

São Vicente

 

Serão feitas diversas ações abertas ao público. As atividades serão no Shopping Brisamar, que fica na Rua Frei Gaspar, 365, no Centro. Do dia 9 ao 23 haverão jogos educativos, das 10 às 16h. A brincadeira consiste em um jogo de tabuleiro que simula situações corriqueiras no trânsito, e também um dominó com as placas de regulamentação mais utilizadas.

 

Já no dia 16, para os mais velhos, haverá um simulador de embriaguez, das 10 às 16 horas. Com a utilização de acessórios simuladores de embriaguez, o participante percebe que atividades simples do cotidiano, como andar em linha reta, encher um copo d’água, entre outras, podem se tornar extremamente complicadas quando se ingere bebidas alcoólicas em excesso.

 

Já no dia 30, às 16 horas, haverá um simulador de direção veicular. Esta última atração da campanha é a mais realista. Nela, o motorista passa por situações de risco no trânsito, como dirigir à noite, com chuva forte e em estradas em um equipamento com monitor de vídeo interno “super wide”. Há sistema de som integrado, óculos de embriaguez e um software de test-drive. O objetivo é aperfeiçoar o domínio do veículo sob possibilidade de acidentes, para que o motorista seja capaz de evitá-los, orientando na tomada de decisões corretas com rapidez. 

 

Santos

 

O destaque deste ano ficará por conta da campanha Vô na Travessia Segura, alusiva ao sexto ano do Faixa Viva. Os idosos aparecem como as principais vítimas dos atropelamentos na Cidade e será desenvolvida uma ação de alerta entre os dias 8 e 12 de maio pela Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos.

 

Em locais com faixa de pedestres, mas sem semáforo, serão promovidas orientações práticas ao público, sobre como solicitar prioridade de passagem aos motoristas, fazendo o gesto do braço estendido. A equipe de Educação para o Trânsito da CET também irá percorrer instituições e serviços de atendimento a idosos para realização de palestra e distribuição de cartilha.

 

A partir do lançamento do Faixa Viva, em 10 de maio de 2011, os índices de ocorrências no trânsito santista entraram em declínio. No comparativo dos seis anos antes e após a deflagração do movimento (2011 a 2017), as mortes de pedestres reduziram 33,74% e o número de vítimas graves caiu 79,33%. Já os atropelamentos diminuíram (27,89%), mas têm alta incidência entre idosos. No ano passado, das 10 vítimas fatais desse tipo de ocorrência, seis eram da terceira idade.

 

Praia Grande

 

Dentre as principais atividades da cidade estão um concurso cultural envolvendo estudantes, palestras educativas e distribuição de panfletos informativos. Os alunos assistirão palestras com agentes da Secretaria de Trânsito (Setran), que utilizarão vídeos da série O Super Pedestre e Olha Só o Perigo, da Ong Criança Segura.

 

Já o concurso cultural terá com o tema “Atenção: crianças em trânsito, a aula já começa no caminho”. Durante a ação, estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental poderão produzir vídeos educativos de 60 a 90 segundos sobre o tema. A divulgação deve acontecer em setembro e os troféus de 1º e 3º lugares serão entregues durante ações da Semana Nacional de Trânsito.

 

 

Guarujá

 

A Prefeitura realizará uma ação nesta sexta (5), na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho. A campanha de educação no trânsito da Cidade abordará pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. A iniciativa acontece das 9 às 12 horas e é coordenada pela Diretoria de Trânsito e Transporte Público.

 

Participam da campanha 52 jovens, todos aspirantes voluntários do Centro de Formação Profissional (CAMP Guarujá). A Prefeitura terá ainda o apoio da Translitoral e Gran Roma Comércio de Alimentos (MC Donald´s). 

 

Itanhaém

 

Durante o mês de maio serão promovidas palestras em escolas municipais, buscando esclarecer aos jovens os perigos de dirigir sem segurança. Também serão distribuídos panfletos nos semáforos da Cidade com dicas e orientações. A Secretaria de Trânsito e Segurança da cidade ainda irá elaborar mais ações ao longo deste mês. 

 

*As cidades não mencionadas nesta matéria não enviaram material até o prazo de publicação do texto

 

Fonte: A Tribuna.com.br
Foto: Rogério Bomfim/PMS



Outras Notícias