Bancos de sangue da região precisam de doadores

Por Settaport em 07/06/2017

Os bancos de sangue da região estão precisando de doações. Nesta época do ano, com o tempo frio acaba fazendo com que muitos doadores não compareçam para a coleta. O resultado é um baixo estoque nos hospitais.

 

“Sempre trabalhamos com deficit e essa situação não é diferente em outros locais. O ideal seria termos 30 doações diárias, mas, muitas vezes, registramos cerca de dez”, afirma o hematologista José Carlos Medina Carvalho, chefe do banco de sangue do Hospital Ana Costa

 

Ele explica que um dos fatores que complicam mais este cenário é que a região tem um grande número de idosos, um público com necessidade do sangue, mas que é limitado de ser doador por conta da idade.

 

Pela norma técnica, as pessoas podem colaborar com até 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos e que o cidadão não tenha doenças cardíacas, infectocontagiosas ou diabetes (confira o que é preciso para doar sangue ao lado).

 

Diminuição

 

Para Daise Dantas, enfermeira do Hemonúcleo de Santos, que faz coleta para vários hospitais da Baixada Santista, este período é bem crítico. O local teria condições de fazer até 60 coletas por dia, mas, normalmente, comparecem entre 15 e 20 doares.

 

“No inverno, nosso estoque sempre é menor. Como está frio, as pessoas comparecem menos, seja por conta do clima ou também por estarem gripadas”, avalia Daise.

 

Porém, também há circunstâncias que limitam a possibilidade de doação, como algumas vacinas. “A dose da febre amarela, por exemplo, exige intervalo de 30 dias entre sua aplicação e a doação de sangue. Cada uma tem um prazo diferente e a pessoa recebe orientação no posto”.

 

Procedimento

 

A coleta de sangue é rápida e, depois de passar pela recepção, costuma durar cerca de 10 minutos. As pessoas são orientadas e passam por um rápido exame de sangue para saber se está tudo em ordem e se podem doar naquele momento.

 

Para resolver a situação, José Carlos acha que a importância de se doar sangue tinha que ser reforçada nas escolas. “Sangue não dá em árvore e todo mundo precisa dele. Isso tinha que ser tema de aula nos bancos escolares”.

 

Onde Doar

 

Santos
Hemonúcleo de Santos – Hospital Guilherme Álvaro
Rua Osvaldo Cruz, 197, Boqueirão. Telefone: 3223-2860.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, 8 às 12h30. Último sábado do mês, no mesmo horário.

Santa Casa de Misericórdia
Avenida Dr. Cláudio Luís da Costa, 50, Jabaquara. Telefone: 3202-0600.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Sábados, das 7 às 11 horas. 

Hospital Ana Costa
Rua Amazonas, 143, Campo Grande. Telefone: 3226-9252.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, 8 às 14 horas. Todo último sábado do mês, das 8 às 11 horas. 

Casa de Saúde Santos
Endereço: Rua Armando Sales de Oliveira, 138, Boqueirão. Telefone: 3224-4640.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, e todo primeiro sábado do mês, das 7 às 11 horas.

 

São Vicente
Interessados devem procurar o Hemonúcleo de Santos.

 

Guarujá
Banco de Sangue do Hospital Santo Amaro
Rua Quinto Bertoldi, 40, Vila Maia. Telefone: 3382-6816.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas.

 

Mongaguá
Doadores interessados podem agendar um dia pelo telefone 3505-6060. Mensalmente, a administração envia os doadores cadastrados ao Hemonúcleo de Santos pra a coleta. O transporte é gratuito.

 

Fonte: Site A Tribuna



Outras Notícias