Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho

Por Settaport em 14/04/2016

    No dia 28 de abril, trabalhadores de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em memória das pessoas vitimas de acidentes e doenças de trabalho”.

    Para lembrar a data, será realizado um evento no Sindipetro, em Santos, com ampla discussão sobre o tema. O encontro acontece das 8 às 18 horas, na Avenida Conselheiro Nébias, 248.

    Em memória aos que morreram pelo trabalho, o II Seminário Unificado vem debater temas de fundamental importância para a saúde dos trabalhadores de hoje, como o assédio moral no trabalho, as exigências do trabalho noturno e as informações necessárias aos trabalhadores que sofreram um acidente ou adoecimento ocupacional.

    O objetivo é ampliar a discussão no âmbito da promoção da saúde do trabalhador e da prevenção de acidentes com trabalhadores e empregadores, sindicatos, órgãos governamentais e toda sociedade civil.

    Para participar do evento é necessário se inscrever, gratuitamente, no portal da Fundacentro:

 

www.fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/proximos-eventos

 

     É preciso levar 1 kg de alimento ou 1 produto de higiene pessoal para doação ao Fundo Social de Solidariedade.

 

Confira a programação:

Credenciamento: 8h30 - 9h00

Mesa de abertura: 9h00 - 09h45

 

Composição provisória: Josué Amador Silva, chefe do ERBS-Fundacentro; Gionei Gomes, gerente regional do Ministério do Trabalho e Previdência; Fabíola Otero, Serviço de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalhador – SEVREST Santos Adaedson; Idreno de Almeida, Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST Santos.

 

9h45 – 10h00 - Cerimônia da Vela em memória aos que morreram pelo trabalho

10h00 – 12h00 – palestras: "O que fazer após sofrer um acidente de trabalho ou adoecer pelo trabalho?", com o dr. Mauro – Médico do Trabalho do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos; "Saúde do trabalhador no trabalho noturno", com a profa. dra. Fátima Queiroz – UNIFESP Baixada Santista; "Assédio moral e organização do trabalho", com a profa. dra. Laura Camara Lima – UNIFESP Baixada Santista. Por fim, debate geral com a plateia e encerramento,

 

Dia Mundial: A data foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei nº 11.121, criando o Dia Mundial em memória das pessoas vitimas de acidentes e doenças de trabalho. Em todo o mundo ocorrem centenas de milhares de acidentes do trabalho a cada ano. No Brasil, segundo dados oficiais, em 2012, foram registrados 705 mil acidentes de trabalho, gerando 14.755 casos de invalidez permanente e 2.731 mortes. Contudo, esses números representam apenas uma pequena parte da realidade, pois se referem unicamente aos trabalhadores vinculados à Previdência, não incluindo os servidores públicos estatutários. Além disso, não consideram os milhões de trabalhadores informais e os autônomos.

Fonte: CUT



Outras Notícias