Celebrações da Padroeira já movimentam o Monte Serrat

Por Settaport em 25/08/2017

Se os degraus de um morro de Santos falassem, teriam muita história de fé a contar, num ciclo que se inicia de novo. É que começou a preparação para os festejos de Nossa Senhora do Monte Serrat, a padroeira da Cidade de Santos. 

 

 

A imagem virá do Santuário dedicado a ela domingo, após a missa das 16 horas, seguindo por procissão até a Catedral de Santos, onde, às 18 horas, o bispo diocesano dom Tarcísio Scaramussa presidirá a missa de acolhida. Até o dia 8, dia da Padroeira, ocorrerão, diariamente, três celebrações (às 9h, 17h e 19h), além da récita do Rosário (meio-dia). E este ano, a novena, que começa dia 30, será realizada durante – e não antes da missa das 19 horas. 

 

A grande festa é só dia 8 de setembro, mas Francisca Conrado de Sá Clemente, de 55 anos, cabeleireira, há três meses começou a selecionar crianças, lavar figurinos de anjos, ver a coreografia de jovens e pensar no lanche dos outros voluntários. “Às vezes, as pessoas perguntam porque faço isso. É mais forte que eu. É uma missão há 32 anos, desde quando recebi uma graça por meio do meu pai”, conta ela. 

 

A prefeitura também iniciou pintura das escadarias e restauração das estações da via-sacra. Um dos funcionários que está tentando deixar o lugar mais bonito é Diego de Mattos Silva, de 32 anos, integrante da frente de trabalho da restauração. “É o segundo ano que faço isso. A gente tem que ter um carinho especial. Não é qualquer pintura. É estar aqui olhando Jesus”, diz, cuidando de uma estação da via-sacra.

 

Quem subiu as escadarias ontem, como a turista Jackcelly Aparecida Gonzalez Ferreira, de 31 anos, auxiliar administrativa, espera que tudo esteja mais belo no dia da festa. “Senti falta de mais cuidado lá em cima, de coisas a visitar, mas tenho certeza que a fé vai trazer as pessoas”, conta ela, levada pelo pai Marcos Antônio Ferreira, de 56, aposentado. 

 

Para Lourival Antônio de Oliveira, 80 anos, que já viu muita gente subindo a escadaria de joelhos, a expectativa é grande. “Já foi mais animada, mas esperamos que seja melhor. Há outro padre, deve ser um dia lindo”, aposta.

 

Fonte: A Tribuna
Foto: Alexsander Ferraz / AT)



Outras Notícias